• apartamento-repaginado; reforma-sem-quebradeira; decoração-suave; cama-debaixo-da-janela; decoração-rosé
  • https://www.youcanfind.com.br/?lerMais=1
10 jan

Projeto e decor de um quarto masculino adulto

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Qual é o "papel" do quarto em nossa vida? Para mim enorme, pois é neste ambiente que começamos e encerramos o dia e nada como abrir os olhos e fechá-los envoltos por um espaço que nos acolhe. Veja o projeto e decor deste quarto masculino adulto.

A família já morava há quase 10 anos neste apartamento, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, e os pais resolveram presentear o filho universitário com uma reforma total em seu quarto. Coube ao arquiteto David Oliveira do Studio Pipa Arquitetura a missão de materializar o sonho do casal, setorizando o espaço de apenas 12,70 m² em área para estudo ou trabalho, área central para descanso e closet para guardar roupas, acessórios e outros pertences do rapaz.

Embora a área da suíte tenha sido mantida, o arquiteto mudou o acesso ao cômodo (um pedido do filho para ter mais privacidade) que agora se dá pela área de serviço; com isso, o antigo hall de acesso foi transformando em um pequeno closet. A remoção do guarda-roupa existente também abriu espaço para uma grande bancada de estudo ou trabalho desenhada pelo próprio arquiteto e executada em marcenaria com folhas de carvalho americano e serralheria.

"A cabeceira estofada em couro natural caramelo e o papel de parede com textura de linho azul acinzentado atrás da bancada imprimiram uma atmosfera sutilmente masculina ao espaço. Já o teto e as outras paredes ganharam acabamento cimentado, num tom de areia", explica David Oliveira.

PROPORÇÃO ÁUREA

Para mim, o ponto alto deste projeto mora nos detalhes e na proporção; linhas retas que conversam em harmonia com alturas, comprimentos e espessuras. Repare na leveza da bancada que parece flutuar, fixada de um lado na parede e com pé em chapa metálica perfurada do outro, acompanhando a porta do closet. Essa, aliás, um dos destaques deste quarto, pois proporciona uma leve transparência e jogo de luz, além de ventilação interna para o cômodo.

Chamo atenção ainda para a estante de metalon em malha, de visual levíssimo com seus nichos e prateleiras que alternam espaços cheios e vazios. Acrescentando charme e quebrando o padrão, uma parte em plano inclinado que achei demais! No mais, o banco ripado sob a janela, que serve para sentar-se e também de apoio para adornos, a mesa lateral em laca vermelha que acolhe o gaveteiro interno volante que pode ser usado como banco ou pufe, e o painel de carvalho americano que reveste a parede da TV e mimetiza a porta deslizante do banheiro. Sem falar dos puxadores em cava. Enfim, como bem disse Mies van der Rohe, "Deus está nos detalhes"; e este projeto está cheio deles!

Fotos: Lilia Mendel Fotografia

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM