• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
05 jul

Cobertura linear ganha segundo andar

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

A compra desta cobertura linear por um jovem casal foi motivada principalmente pela possibilidade da construção de um segundo pavimento. O escritório Roberta Moura + Faria Arquitetos Associados assumiu a empreitada e ainda mudou toda a configuração da planta do primeiro pavimento.

O pedido dos clientes, que tem duas filhas pequenas, era que a parte social deste apê de 400m² no Leblon, RJ, se concentrasse no primeiro piso, deixando para o segundo, feito do zero, toda a ala íntima, com as suítes e uma sala.

Missão dada, as arquitetas criaram uma grande sala integrada com ambientes amplos e funcionais que podem de fato ser usados no dia a dia e construíram uma piscina e um apoio de churrasqueira no terraço.

Um cuidado especial foi dado à unidade do projeto, reforçada pela ligação da varanda à sala de estar. Para isso, as arquitetas utilizaram o mesmo piso em limestone, além de grandes portas de correr em vidro que se abrem totalmente. Na varanda, chamo e atenção para a parede lateral do terraço que foi revestida com um grande painel de azulejos, da Lurca.

A ESCADA E O VÃO DEBAIXO DA ESCADA

Eu sempre achei que escadas, muito além da funcionalidade de nos levar a outros patamares, podem cumprir um papel ornamental. E a escada criada pelas arquitetas exemplifica bem isso. Revestida de limestone, mesmo material do piso da área social, ela ganhou guarda-corpo em vidro transparente se tornando leve e escultural com seus degraus recortados. No vão debaixo da escada, o grande buffet aparador e as estantes correm de fora a fora reforçando a linearidade e conferindo a sensação de mais amplitude à sala já generosa.

O escritório, ou home office, teve pedido especial dos proprietários: eles queriam um espaço para trabalhar e ver TV com privacidade, mas com a possibilidade de integração. Assim, esse ambiente ganhou portas de correr que permitem integrar ou isolar o espaço.

MADEIRA PARA AMBIENTES ACONCHEGANTES

Amplo e claro, o apartamento pedia aconchego. Assim a madeira (para mim um dos materiais mais acolhedores do mundo) entrou em ação. No home office as arquitetas revestiram todas as paredes em peroba e optaram por um sofá estofado em couro marrom. A madeira também pontuou todo o decor de base neutra e sóbria e os móveis sofisticados assinados por grandes designers brasileiros (em especial, Jorge Zalszupin e Jader Almeida). Aliás, toda a marcenaria foi especialmente desenhada pelas arquitetas para este projeto e executadas em peroba. No segundo piso, os brises articulados, também de madeira, ainda cumprem a função de levar segurança à circulação.

VEJA TAMBÉM: UMA SENHORA COBERTURA

Fotos: Denilson Machado

Produção visual: Luciana Algarte

cobertura-linear; decoração-de-cobertura; sala-integrada; varanda-integrada; madeira-na-decoração
No segundo pavimento, o brise de madeira enfeita e garante a segurança.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM