• templuz; iluminação; luz; pendente; abajur
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • tendência-chillhouse; chillhouse; decoração; casa-acolhedora; relaxamento; maneiras-de-relaxar-em-casa; house; casa
  • tendências-apês-pequenos
  • kûara-hotel; hotel-na-bahia; hotel-de-luxo; hotel-em-arraial; arraial-d-ajuda; david-guerra
09 set

​CASACOR Minas 2019 - Nídia Duarte com o Recanto do Chef

Interiores

No primeiro dia cheguei cedo, antes de a CASACOR abrir para ver os espaços mais vazios, com calma, e confesso que quase passei direto pelo Recanto do Chef, ambiente de Nídia Duarte. Mas...

Ele fica no começo do percurso de quem vai visitar a mostra, elevado em relação ao caminho, e não fosse a minha paixão pela pedra Hitam, que faz uma pequena rampa de acesso, e a rede contemporânea entre as árvores eu teria passado batido naquele dia. É que os painéis de madeira e trama de fibra natural ainda estavam fechados. Acontece que naquele instante em que eu já ia fazer a curva e seguir adiante, os painéis se abriram e eu caí de amores.

Apaixonei-me por eles, pelo jardim vertical que trespassa o interior para brotar em profusão na área externa e por todo esse ambiente que equilibra delicadamente edificação e natureza a ponto de você não saber onde começa uma ou termina a outra.

Idealizado para quem ama cozinhar, estar com a família e os amigos, o projeto de Nídia Duarte reflete com clareza a necessidade que temos de estar mais conectados uns aos outros e em contato com o verde. Nada desta edificação em forma de gazebo existia antes. Ela foi totalmente construída pela Nídia para a Mostra em estrutura metálica, texturas amadeiradas, materiais naturais e tons escuros. Chegou de mansinho se acomodando no terreno e respeitando a topografia, como devem ser todos os projetos. Nesse recanto de sonho, o verde abraça, emoldura e adentra, fazendo parte do ambiente de convívio. Nídia fez um espaço de criação, cultivo e descanso extremamente acolhedor, convidativo e de muito afeto. Afinal, cozinhar é um ato de amor.

5 PONTOS MARCANTES DO PROJETO

1- A diversidade das formas, texturas, a organização espacial, a composição de cores e a iluminação que fazem do espaço um ambiente acolhedor onde as pessoas querem permanecer.

2- O quadro vivo em forma de abertura, emoldurando o jardim gourmet, tendo ao fundo a vista ímpar dos jardins do Palácio.

3- O lounge de entrada; um ambiente de estar e descanso com patamares amplos e convidativos, layout flexível, iluminação pontuada e texturas diversas.

4- O quadro no lounge de autoria da própria Nídia (Eu fiquei boba com tanto talento!). Ele é uma sobreposição de imagens em três dimensões. As fotos foram tiradas do próprio jardim do Palácio. Em primeiro plano, ao fundo, a Serra do Curral, os eucaliptos e araucárias; no plano frontal, com transparência, os eucaliptos, porém com efeito desfocado. Esse quadro foi desenvolvido pela arquiteta durante a obra especialmente para a Mostra.

5- Meus xodós: as portas pivotantes e de correr feitas de madeira e trama de fibra natural que garantem transparência, visibilidade e conforto térmico.

SOBRE A ARQUITETA

Nídia Duarte trabalha com uma abordagem conceitual consistente combinada ao olhar cuidadoso para as necessidades, expectativas e interpretação sensível dos desafios contemporâneos.

Fotos: Daniel Mansur I Foto pessoal: Janina Ester

casacor; casa-cor-mg; nidia-duarte; mostra-casa-cor; recanto-do-chef
As trempes do fogão foram adaptadas diretamente na pedra. Funciona na vida real? Funciona!
casacor; casa-cor-mg; nidia-duarte; mostra-casa-cor; recanto-do-chef
A arquiteta criou um quadro que emoldura a natureza lá fora e sustenta os "discos voadores" onde plantou ervas finas para a cozinha.

FICHA TÉCNICA

CONTATOS

Instagram: @nidiaduarte_arquitetura

Site: www.nidiaduarte.com.br

Telefone: +55 37 98806 0200 I 3222 0200


CASACOR Minas

De 03 de setembro às 13 de outubro de 2019

De 3ª à 6ª feira....... 15h às 22h

Sábado................... 12h às 22h

Domingo................. 12h às 19h

Feriados.................. 12h às 22h

Local: Palácio das Mangabeiras

Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras

Belo Horizonte - MG

Tel. +55 31 3286-4587

contato@casacorminas.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM