• templuz; iluminação; luz; pendente; abajur
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • tendência-chillhouse; chillhouse; decoração; casa-acolhedora; relaxamento; maneiras-de-relaxar-em-casa; house; casa
  • tendências-apês-pequenos
  • kûara-hotel; hotel-na-bahia; hotel-de-luxo; hotel-em-arraial; arraial-d-ajuda; david-guerra
11 set

CASACOR Minas 2019 - Maluh Amorim com o Banheiro do Restaurante

Interiores

Sabe aquele Antes X Depois que a gente respeita? Pois é, um dos ambientes mais cenográficos que visitei na CASACOR esse ano e também um dos que mais sofreu uma transformação total, e quando digo total é total mesmo, foi o Banheiro do Restaurante, feito por Maluh Amorim.

E eu vou te explicar porque fiquei tão impressionada. Antes de ser um espaço tecnológico e cheio de signos e significados subliminares que impressionam os visitantes da mostra, esse ambiente era a garagem do Palácio, aí já viu né? Sem graça e sem bossa; feito de paredes brancas "basiquetes" e bloquetes de cimento no piso. Pois o projeto de Maluh Amorim transformou o espaço num grande túnel negro com uma luz no final e uma "nave flutuante" dentro. Eu explico. Maluh fez uma caixa dentro de outra caixa. Optou pelo preto para conferir dramaticidade e tirou partido da linearidade dos volumes e da iluminação - realçada pela fita de LED – para alongar o espaço.

Ao fundo, tal qual o ponto de fuga de um quadro, Maluh brincou com a luz natural que chega da abertura zenital sobre a urban jungle criada para receber as bancadas desenhadas por ela que abrigam as tecnológicas e sustentáveis cubas da Deca. Tecnológicas também são as cabines que ficam na tal caixa no interior com revestimento em ACM 3D negro, lançamento da empresa desenhado pela profissional para a mostra, e realçado pela luminosidade etérea que faz este volume se desprender do chão e flutuar.

Mas esse ambiente vai além da estética e nos brinda também com uma reflexão humana, sociológica e política. Todas as suas cabines são inclusivas, sem distinção de sexo, tipificação, ou mesmo definição de gênero. A arte escolhida para o espaço também é provocativa com a instalação da belíssima obra de pipas do artista Christus Nóbrega, com mistos de fotografias de chineses revelando o duro sistema econômico de produção em massa daquele país.

Ou seja, todo o conjunto torna esse ambiente democrático e acessível a todos, repleto de beleza e funcionalidade, peças chave para sua composição. Não sou muito de postar Antes X Depois, mas vendo a transformação desse espaço, não resisti.

Fotos: Jomar Bragança e Janina Ester

FICHA TÉCNICA

CONTATOS

Instagram: @maluh_amorim

E-mail: arquitetura.amorim@gmail.com

Telefone: +55 31 99622 1960


CASACOR Minas

De 03 de setembro às 13 de outubro de 2019

De 3ª à 6ª feira....... 15h às 22h

Sábado................... 12h às 22h

Domingo................. 12h às 19h

Feriados.................. 12h às 22h

Local: Palácio das Mangabeiras

Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras

Belo Horizonte - MG

Tel. +55 31 3286-4587

contato@casacorminas.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM