• 5-itens-decor-para-comecar
  • 9-dicas-para-uma-cozinha-perfeita
  • como-aliviar-o-stress-de-maneira-rapida
  • boa-vista-sion; móveis-planejados; móveis-para-casa
  • casa-e-tintas
06 jun

​Casa Cor SP 2019: O Estúdio Trigo De Renato Mendonça

Projetos | Interiores
casa-cor; casa-cor-sp; renato-mendonça; estúdio-trigo;madeira-carbonizada
O forro de madeira inclinado mescla ripado branco e réguas carbonizadas.

O contato chegou pelo WhatsApp assim: "Oi tudo, bem? Meu nome é Renato Mendonça e estou estreando na Casa Cor SP". Achei simpática a abordagem direta sem soberba ou "mi-mi-mi" e resolvi investigar o ambiente do moço. Grata surpresa.

O Estúdio Trigo, nome dado ao espaço de 48 m² inspirado na figura de um Chef jovem e independente parece tudo, menos um ambiente feito por um novato que coloca pela primeira vez seus pés, ou melhor, seu talento, na maior mostra de decoração do País, embora esse moço já tenha tido um projeto publicado na capa da revista Casa e Jardim. Sim, pesquisei o site dele também e validei o que havia intuído.

Renato Mendonça é antes de tudo um cosmopolita; um cosmopolita nascido no interior de São Paulo, São José do Rio Preto, que carrega intrínseca a carga afetiva de sua criação, referências de sua origem e suas crenças. Desse caldeirão orquestrado com sensibilidade faz surgir uma arquitetura acolhedora construída com materiais naturais e afetivos.

Tijolos aparentes, pisos de madeira de demolição e cimento queimado mesclados graciosamente com a mais fina flor do design contemporâneo vanguardista sinalizam um estilo autoral. E assim é seu ambiente estreante na Casa Cor SP; uma cozinha generosa, uma suíte ampla e um banheiro integrados, feitos com processos ancestrais como a madeira carbonizada, com a pedra bruta e com a argila queimada. Um espaço que nos lembra a todo instante com sua simplicidade elegante de que "só se vê bem com o coração", mas que o essencial pode também ser visível aos olhos.

Fotos: Felipe Araújo.

P.S. A madeira carbonizada resgata a técnica milenar japonesa de proteger a madeira por meio da queima de suas camadas superficiais. É chamada de Shou Sugi Ban.

casa-cor; casa-cor-sp; renato-mendonça; estúdio-trigo;madeira-carbonizada
A cor da terra se replica no piso, trazendo o quintal para dentro de casa.
casa-cor; casa-cor-sp; renato-mendonça; estúdio-trigo;madeira-carbonizada
A parede revestida com madeira carbonizada ganhou dois rasgos do piso ao teto, dividindo os usos do banheiro - vaso, cuba e banheira, e instigando a curiosidade do visitante.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM