• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
21 set

​Apê masculino, charmoso e funcional

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Esse apartamento de 56 m², no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, foi comprado ainda na planta, e o arquiteto Rafael Ramos ganhou carta branca para transformá-lo no sonho do cliente: um apê masculino, charmoso e funcional!

A empreitada teve um motivo: a nova etapa de vida do cliente que ainda jovem, na faixa dos 50 anos, se prepara para a aposentadoria. Ele sonhava com um projeto completo para a nova fase; um apartamento compacto iluminado, com áreas integradas e pronto para receber amigos e filhos. O escritório Rafael Ramos Arquitetura e Interiores recebeu carta branca para a empreitada e entre elaboração, aprovação, execução e decoração foram apenas seis meses. Para conseguir a integração, o arquiteto priorizou as áreas sociais e apostou na versatilidade dos espaços. O home office, por exemplo, também pode ser usado como quarto de hóspedes.

INTEGRAÇÃO: AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NA PLANTA

As paredes entre sala e cozinha foram removidas, integrando tudo com a sala de jantar e ainda deixando espaço para uma varanda gourmet, agora separada por uma porta de correr. Além disso, a divisão entre um dos quartos e a sala também foi ao chão, favorecendo amplitude dos cômodos abertos. Também houve demolição de um lavado para aumentar área da cozinha.

DETALHES TÃO PEQUENOS DE NÓS DOIS

Quero chamar atenção aqui para alguns detalhes que são ótimas soluções decor: um é a bancada, que faz a transição elegante dos ambientes; servindo de copa e fazendo a delimitação do espaço sala e cozinha. Outro, o backsplash da bancada da cozinha feito com azulejos da Lurca Azulejos no tom bordô, tom que é repetido nos quadros na parede da sala de jantar. Seguindo a mesma lógica, o padrão desses azulejos também remete ao tapete da sala que, embora não seja da mesma cor, é quase uma releitura geométrica. E por fim, o revestimento do banheiro que traz uma linha inspirada na obra de Athos Bulcão. Esses pequenos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos ao primeiro olhar, conferem a sutileza da unidade do projeto!

VEJA TAMBÉM: UM LOFT EM KIEV

DECOR EQUILIBRADO

Para a decoração o Rafael Ramos apostou na base neutra para realçar os materiais de texturas marcantes. Por exemplo; na cozinha, que é aberta para a sala e assim fica exposta, os armários superiores são brancos e os inferiores amadeirados (como a "torre quente" criada para abrigar forno e forno de micro-ondas). Assim, eles dialogam bem com o buffet e a mesa do jantar, o rack da TV, prateleiras e bancada da copinha (lembra da tal unidade de projeto que eu te falei há pouco?). "A decoração neutra explora os tons quentes da madeira, fazendo o contraponto com o preto e o branco" explica Rafael que, a meu ver, para não pesar, usou o branco como base e explorou o preto em toques pontuais como a iluminação em trilho e spots, pendente, puxadores, as cadeiras do jantar e as banquetas da copa. Mais uma vez, uma questão de sutileza.

Fotos: Luiza Schreier

apê-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
Repare que o tom bordô do quadro se repete no grafismo do azulejo da Lurca na cozinha.
apê-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
Azulejos da Lurca Azulejos.
apê-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
Rafael Ramos, muito prazer!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM