• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
15 jun

Apê com vista de tirar o fôlego

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Uau! Simplesmente essa é a palavra que me vem à cabeça para descrever a vista de tirar o fôlego desse apartamento de 300 m² de frente para a praia de Jurujuba, em Icaraí, Niterói, RJ, que passou por uma big reforma feita pelo arquiteto Henrique Ramalho.

O casal de moradores, jovem, com duas filhas pequenas, já vivia no imóvel há oito anos, mas queria espaços mais contemporâneos, sem abrir mão da "pegada" acolhedora. Assim, o arquiteto Henrique Ramalho foi convocado para a "missão" que durou sete meses, entre aprovação do projeto e finalização do décor. Para conferir uma maior fluidez à área social, Henrique quebrou a parede do home theater que antes era ligado à sala por uma porta de correr, conseguindo com isso a máxima integração dos espaços.

DECOR RENOVADA COM TONS NEUTROS E PERSONALIDADE

Nessa reforma, quase toda a decoração do apê foi renovada. Apenas algumas peças foram aproveitadas do acervo dos moradores, como um sofá e uma mesa lateral. Além das obras de arte, claro.

E aí, eu chamo sua atenção para algumas sutilezas desse projeto. Primeiro o cuidado em manter a elegância, coerência e beleza sem disputar com a vista deslumbrante; coisa que Henrique fez com honra e louvor começando pelo tapete monocromático do living que, com sua "aparente" neutralidade, tem motivos geométricos em alto relevo, o que o faz passar longe da monotonia e ao mesmo tempo realçar os elementos criteriosamente escolhidos. Segundo a ousadia. A chaise com pufe, a famosa Lounge Chair e Otomana Eames, de Charles Eames, ganhou estofamento rosa que, convenhamos, é uma cor "fora da caixa" para essa peça de design que já até alcançou seu lugar no MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova York. Aliás, esse tom, rosa, acompanha algumas cadeiras da mesa de jantar (que não são todas da mesma cor) e um par de almofadas. Ficou lindo.

Como o apartamento recebe abundante luz natural, já que toda a área social foi fechada por cortina de vidro para aproveitar a paisagem, o uso de persianas de madeira suavizadas por um reposteiro de tecido também é uma grande sacada para garantir o toque de aconchego. "Destaco a feliz interação entre o mobiliário assinado, a marcenaria de primeira linha e as obras de arte", avalia o arquiteto Henrique Ramalho que, para a sala de estar lançou mão de uma paleta neutra no mobiliário para ressaltar o acervo de obras de arte como, por exemplo, o grande quadro colorido de Burle Marx sobre o sofá do living.

VEJA: AS ICÔNICAS CADEIRAS E POLTRONAS CHARLES EAMES

Fotos: Denilson Machado / MCA Estudio

apartamento-com-vista; reforma-de-apartamento; ambientes-integrados; tons-neutros-na-decoração; chaise-charles-eames
No living, centralizado sobre o sofá, tela de Burle Marx.
apartamento-com-vista; reforma-de-apartamento; ambientes-integrados; tons-neutros-na-decoração; chaise-charles-eames
Em 1956, o casal Ray e Charles Eames criou a Eames Lounge Chair and Ottoman, o clássico conjunto de poltrona e pufe, sua peça mais famosa feita de couro e madeira que hoje está presente em todo o mundo e faz parte do acervo do MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova York.
apartamento-com-vista; reforma-de-apartamento; ambientes-integrados; tons-neutros-na-decoração; chaise-charles-eames
Para que todas as cadeiras de uma só cor, se podemos variar tornando o décor mais interessante, né?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM